PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA
PDE
PDE-Escola
Instrumento
1
INDICADORES DE DESEMPENHO
DA EDUCAÇÃO BÁSICA
1. ENSINO
FUNDAMENTAL 1º ao 5º ano
1.1. Matrícula inicial – 1º ao
5º ano
Ano: 2012
ENSINO FUNDAMENTAL
|
|||||||
SÉRIE
|
MATUTINO
|
VESPERTINO
|
TOTAL
|
*ANEE
|
|||
Turmas
|
Alunos
|
Turmas
|
Alunos
|
Turmas
|
Alunos
|
||
1º ano
|
01
|
35
|
02
|
71
|
03
|
106
|
01
|
2º ano
|
02
|
57
|
03
|
80
|
04
|
137
|
05
|
3º ano
|
02
|
71
|
01
|
35
|
03
|
106
|
04
|
4º ano
|
02
|
72
|
01
|
34
|
03
|
106
|
04
|
5º ano
|
01
|
33
|
02
|
58
|
03
|
91
|
-
|
TOTAL GERAL
|
08
|
268
|
08
|
278
|
16
|
546
|
14
|
2.
APROVEITAMENTO GERAL DA MÉDIA PADRÃO DE QUALIDADE (7,0)
APROVEITAMENTO GERAL DA MÉDIA PADRÃO DE QUALIDADE (7,0)
Ano: 2012
Percentual
de Aprovação Geral
|
Percentual
de Alunos Aprovados com média padrão (7,0)
|
92,4% ‘
|
87,6%
|
3. Resultado Geral de Frequência da
Escola
Ano:
Número
de Alunos Frequentes
|
Percentual
de Frequência
|
513
|
91,2%
|
4.
SEAPE
5.1- DADOS DO SEAPE - Resultado
Ano:
Ano
|
Disciplina
|
Média
de Proficiência
|
Padrão
de Desempenho
|
|||
A.
Básico
|
Básico
|
Adequado
|
Avançado
|
|||
3º E.F
|
L. Portuguesa
|
510,56
|
12,2%
|
8,2%
|
28,6%
|
51%
|
Matemática
|
746,98
|
37,8%
|
46,9%
|
13,3%
|
2%
|
|
5º E.F
|
L. Portuguesa
|
192,7
|
4,4%
|
32,2%
|
42,6%
|
20,9%
|
Matemática
|
197,3
|
13%
|
40%
|
35,6%
|
11,3%
|
5.
DADOS DE IDEB - MEC:
IDEB
OBSERVADO
|
IDEB
PROJETADO - MEC
|
||||||||||
2007
|
2009
|
2011
|
2009
|
2011
|
2013
|
||||||
Anos
Iniciais
|
Anos
Finais
|
Anos
Iniciais
|
Anos
Finais
|
Anos
Iniciais
|
Anos
Finais
|
Anos
Iniciais
|
Anos
Finais
|
Anos
Iniciais
|
Anos
Finais
|
Anos
Iniciais
|
Anos
Finais
|
4,3
|
-
|
-
|
-
|
4.7
|
-
|
-
|
-
|
4,9
|
-
|
-
|
-
|
10. Medidas e/ou projetos que foram implantados no
ano anterior, de
iniciativa da escola. Informar, para cada projeto ou medida, o critério de
eficácia a que corresponde, o objetivo e o resultado alcançado.
Medida/projeto
|
Critério de Eficácia
|
Objetivos
|
Resultado alcançado
|
Projeto
de Leitura “Incentivando a leitura”
|
Ensino e Aprendizagem
|
-
Despertar, incentivar a leitura no âmbito escolar visando a formação do
caráter do leitor no educando, a melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o
desenvolvimento social e cultura,tornando-os sujeitos incansáveis do
conhecimento num processo de formação das futuras gerações.
|
- Com o
desenvolvimento desse projeto os alunos passaram a diferenciar diversos
gêneros textuais e despertaram mais o gosto pela leitura, desenvolveram
algumas habilidades na leitura e tiveram mais facilidade em produção
textual.
|
Projeto
“Aluno Nota dez”
|
Ensino e Aprendizagem
|
-Incentivar,
reconhecer e motivar os alunos que se destacam, além de conquistar os outros
alunos para alcançar metas educativas.
|
- Após
a realização do projeto, verificamos uma melhora significativa na escrita dos
alunos, bem como a ampliação do vocabulário dos mesmos na produção
de diferentes textos, como também no comportamento no gosto pela
aprendizagem.
|
Projeto
“Gincana da matemática”
|
Ensino e Aprendizagem
|
-
Despertar o gosto pela matemática e o raciocínio lógico e inserindo o lúdico;
contextualizando a matemática em situações do cotidiano, buscando a
prática concreta das atividades propostas.
|
- Após
a realização do projeto os alunos começara a gostar mais da disciplina de
matemática, obtiveram mais conhecimentos matemáticos e capacidade
interpretativa de leitura do mundo no seu cotidiano.
|
Projeto
“Família na Escola”
|
Ensino e Aprendizagem
|
Desenvolver
um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo
ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o
crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima
|
-
Através do desenvolvimento desse projeto a família começaram a participar
mais da vida escolar dos seus filhos e se tornaram mais parceiros da escola.
|
Projeto’
Recreio Dirigido”
|
Ensino e Aprendizagem
|
Proporcionar
aos alunos um momento de diversão, alegria e interação entre as classes,
mantendo a disciplina e ordem de acordo com regras pré-estabelecidas pelos
professores.Estimulando a coletividade, autonomia e habilidades de cada
aluno, utilizando os materiais disponíveis .
|
Com
o esse projeto percebemos que houve mais interação por parte dos alunos
,como também o recreio ficou mais prazeroso, calmo, evitando assim brigas,
conversas e possíveis acidentes.
|
(Observar
se o resultado está mesmo MEDINDO o alcance do objetivo proposto pelo grupo)
Observação:
Caso o projeto não tenha o resultado alcançado, informar o resultado parcial ou
o esperado.
PDE
1-Visão
Estratégia da Escola
1) Valores
·
Excelência
- Buscamos a qualidade do ensino envolvendo a comunidade.
·
Respeito –
Acreditamos que a disciplina, a cooperação e a organização não se conquistam
por medo,mas por respeito, que deve começar pelo respeito a si mesmo, a tudo e
a todos.
·
Compromisso
- Acreditamos no valor da palavra, pois acima de tudo compromisso
é o que leva as pessoas de uma organização a trabalharem juntas, pelos mesmos ideais.
2) Visão de Futuro
·
Seremos uma escola reconhecida em nossa cidade pela qualidade de
ensino ministrado, pela excelência, respeito e compromisso de todos os
segmentos no trabalho em equipe, intensificando as atividades que proporcionem
o desenvolvimento das habilidades cognitivas e das relações interpessoais.
3) Missão
·
Almejamos oferecer à nossa clientela um ensino em patamares de
excelência num ambiente harmonioso, organizado, cooperativo e inovador,
estimulando a participação dos nossos alunos para atuar de maneira, criativa,
transformadora e consciente em todos os espaços sociais que estejam inseridos.
Para isso, é necessário que toda a comunidade escolar, inclusive os alunos,
tenha o compromisso de desempenhar sua função, que lhe é outorgada, da melhor
maneira possível.
4) Objetivos Estratégicos
- Elevar o desempenho acadêmico
dos alunos
-Fortalecer a Gestão Escolar
SÍNTESE DA AUTO-AVALIAÇÃO
Com base nos dados e informações contidos nas Fichas-resumo dos
Instrumentos 1, 2 e 3, identificar os principais problemas que a escola
pretende atacar, relacionando-os aos Critérios de Eficácia Escolar.
Quadro 1
Problemas
|
Critério de eficácia escolar
|
|
Ensino
Aprendizagem
|
|
Ensino
Aprendizagem
|
|
Ensino
Aprendizagem
|
|
Ensino
Aprendizagem
|
|
Gestão
de pessoas
|
|
Gestão
de pessoas
|
2) Para cada problema identificado,
listar as causa prováveis e as principais ações que a escola pretende executar
com base na análise efetuada
PROBLEMAS
|
CAUSAS PROVÁVEIS
|
PRINCIPAIS AÇÕES
|
·Alto índice de reprovação
escolar no 2º ano 15%.
|
- Alunos que saem do 1º ano sem serem alfabetizados
- Professores que não possuem habilidades necessárias para
alfabetizar.
- Alunos que migram da zona rural, que não estão alfabetizados.
- Alunos que não desenvolvem as habilidades necessárias na leitura e
escrita no 1º ano.
- O ritmo da atividade nem sempre é ajustado para atender aos alunos
que aprendem com maior ou menor facilidade;
|
.
-Fazer um acompanhamento dos alunos de forma individualizada, buscando
estratégias de ensino que possa sanar as dificuldades;
-Concentrar esforços nas disciplinas criticas através das ações de
projetos,
-Realizar acompanhamento sistemático, garantindo a otimização do
tempo escolar apenas com atividades de aprendizagem significativas que
possam sanar as dificuldades dos alunos.
- Trabalhar atividades desafiadoras e diferenciadas pra atender os
alunos com ritmos de aprendizagens diferentes.
|
-Auto índice de reprovação na EJA I
|
-Professores
não preparados para alfabetizar
-Os alunos com dificuldades de
aprendizagem quase sempre não recebem auxílio, estímulo e apoio para atingir
o nível de aprendizagem esperado;
-Dificuldade na leitura e escrita
-Falta de hábito na leitura
|
- Fazer formações com os professores a fim de sanar as
dificuldades dos mesmos;
-Intensificar as formações continuada na escola e mostrar na prática
como alfabetizar.
- Realizar atividades diferenciadas a fim de atender aos alunos que
possuem diferentes níveis de aprendizagem.
- Acompanhar a sistematização das atividades que foram planejadas
para garantir a eficácia.
- Realizar a roda de leitura uma vez por semana para que os
alunos desenvolvam as competências leitoras.
|
-Alto índice de abandono
na EJA I.
|
- --Falta de perspectiva de
vida
---Aulas desmotivadas por falta
de preparo do professor ;
|
-Realizar Palestras com os alunos sobre a importância
dos estudos na vida de cada um
- Capacitar o professor para realização de um bom planejamento
de forma mais criativa e atraentes capazes de despertar o
interesse dos alunos.
|
-Alguns Professores que
participam das formações não fazem transposição para a sala de aula
|
-Falta de segurança em ministrar o conteúdo
- Pouco esforço e interesse por
parte de alguns professores.
|
- Realizar, após as formações, grupos de estudo com os
professores com objetivo de sanar dúvidas que ainda ficaram durante as
mesmas.
- Fazer o acompanhamento semanal na sala de aula a fim de verificar se
o que foi estudado nas formações está sendo posto em prática.
- Dar a devolutiva ao professor do acompanhamento feito em sala
de aula.
|
-Professores em grande maioria
não dominam os recursos tecnológicos existentes na escola.
|
-Falta de cursos de capacitação dos recursos tecnológicos;
- Grande parte dos professores não possui computadores
- Pouco interesse por parte de alguns professores em manusear os
aparelhos tecnológicos disponíveis.
|
- Incentivar os professores a adquirir seu computador pessoal.
- Conscientizar, todo corpo docente, da necessidade de autonomia no
uso das novas tecnologias e o impacto positivo que estas causam na
transmissão do conhecimento aos alunos.
- Oferecer curso de informática e tecnologia para que os professores
possam utilizar os recursos tecnológicos existentes na escola.
|
PLANO DE SUPORTE ESTRATÉGICO
OBJETIVO ESTRATÉGICO
|
ESTRATÉGIAS
|
METAS
|
01- Elevar
o desempenho acadêmico dos alunos
|
1.1 Melhorar os indicadores de Desempenho da escola
|
1.1.1- Elevar o índice de aprovação geral de 92,3% para 94%
|
1.1.2 Manter o índice geral de abandono da escola em 0,0% e
aumentar o índice geral de freqüência escolar de 91,2% para 93%.
|
||
1.1.3 Elevar o percentual dos alunos que se encontram no padrão
de qualidade de 80% para 85%.
|
||
1.1.4 Manter o abandono em 0% e reduzir a reprovação da EJA
de 13,3% para 10%
|
||
1.2 Melhorar os indicadores de desempenho da escola no SEAPE
|
1.2.1 Zerar o percentual de alunos dos 3º anos que se
encontram nos níveis abaixo do básico e básico em Língua Portuguesa.
|
|
1.2.2 Zerar o percentual de alunos dos 3º anos que se encontram nos
níveis abaixo do básico e básico em Matemática.
|
||
1.2.3 Reduzir o percentual de alunos do 5º anos, em língua
portuguesa, que se encontram no nível abaixo do básico de 4,4% para 2,2% e no
nível básico de 32,2% para 16,1%
|
||
Reduzir o percentual de alunos dos 5ºanos, em Matemática, que se
encontram no nível abaixo 13% para 6,5% e no nível básico de 40% para 20%.
|
||
2.2. Organizar a rotina da escola
|
2.3.2 Garantir que 100% das ações previstas pela escola para a
execução do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2012 sejam realizadas.
|
|
02–
Fortalecer a Gestão Escolar
|
2.1. Fortalecer a integração de pais e comunidade escolar
|
2.1.1 Desenvolver atividades pedagógicas e culturais que garantam a
participação da comunidade escolar e pais
|
2.2. Investir nas condições de melhorias e funcionamento da escola
|
2.1.2-Suprir a escola com materiais de limpeza higiene cantina, expediente
e serviços de manutenção.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário