sexta-feira, 5 de abril de 2013


PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA



PDE-Escola

Instrumento 1
                      
         
  INDICADORES DE DESEMPENHO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
                    1. ENSINO FUNDAMENTAL 1º  ao 5º ano
                     1.1. Matrícula inicial – 1º  ao 5º ano
                     Ano: 2012
ENSINO FUNDAMENTAL
SÉRIE
MATUTINO
VESPERTINO
TOTAL
*ANEE
Turmas
Alunos
Turmas
Alunos
Turmas
Alunos

1º ano
01
35
02
71
03
106
01
2º ano
02
57
03
80
04
137
05
3º ano
02
71
01
35
03
106
04
4º ano
02
72
01
34
03
106
04
5º ano
01
33
02
58
03
91
-
TOTAL GERAL
08
268
08
278
16
546
14








                   
2. 

APROVEITAMENTO GERAL DA MÉDIA PADRÃO DE QUALIDADE (7,0)

Ano: 2012

Percentual de Aprovação Geral
Percentual de Alunos Aprovados com média padrão (7,0)

92,4% ‘

87,6%
3.        Resultado Geral de Frequência da Escola
Ano:
Número de Alunos Frequentes
Percentual de Frequência
513
91,2%

  
4.         SEAPE

 5.1- DADOS DO SEAPE  -  Resultado
Ano:
Ano

Disciplina
Média de Proficiência
Padrão de Desempenho
A. Básico
Básico
Adequado
Avançado
3º E.F
L. Portuguesa
510,56
12,2%
8,2%
28,6%
51%
Matemática
746,98
37,8%
46,9%
13,3%
2%

5º E.F
L. Portuguesa
192,7
4,4%
32,2%
     42,6%
20,9%
Matemática
197,3
13%
40%
35,6%
11,3%



5.    DADOS DE IDEB - MEC:

IDEB OBSERVADO
IDEB PROJETADO - MEC
2007
2009
2011
2009
2011
2013
Anos Iniciais
Anos Finais
Anos Iniciais
Anos Finais
Anos Iniciais
Anos Finais
Anos Iniciais
Anos Finais
Anos Iniciais
Anos Finais
Anos Iniciais
Anos Finais
4,3
-
-
-
4.7
-
-
-
4,9
-
-
-



10. Medidas e/ou projetos que foram implantados no ano anterior, de iniciativa da escola. Informar, para cada projeto ou medida, o critério de eficácia a que corresponde, o objetivo e o  resultado alcançado. 

Medida/projeto
Critério de Eficácia
Objetivos
Resultado alcançado
Projeto de Leitura   “Incentivando a leitura”
Ensino e Aprendizagem
- Despertar, incentivar a leitura no âmbito escolar visando a formação do caráter do leitor no educando, a melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultura,tornando-os sujeitos incansáveis do conhecimento num processo de formação das futuras gerações.
- Com o desenvolvimento desse projeto os alunos passaram a diferenciar diversos gêneros textuais e despertaram mais o gosto pela leitura, desenvolveram algumas habilidades na leitura  e tiveram mais facilidade em produção textual.
Projeto “Aluno Nota dez”








Ensino e Aprendizagem
-Incentivar, reconhecer e motivar os alunos que se destacam, além de conquistar os outros alunos para alcançar metas educativas.
- Após a realização do projeto, verificamos uma melhora significativa na escrita dos alunos, bem como a ampliação do vocabulário dos mesmos na produção de  diferentes textos, como também no comportamento no gosto pela aprendizagem.  
Projeto “Gincana da matemática”

Ensino e Aprendizagem
- Despertar o gosto pela matemática e o raciocínio lógico e inserindo o lúdico;   contextualizando a matemática em situações do cotidiano, buscando a prática concreta das atividades propostas.
- Após a realização do projeto os alunos começara a gostar mais da disciplina de matemática, obtiveram mais conhecimentos matemáticos  e capacidade interpretativa de  leitura do mundo no seu cotidiano.
Projeto “Família na Escola”
Ensino e Aprendizagem

Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando  o fortalecimento da auto-estima
- Através do desenvolvimento desse projeto a família começaram a participar mais da vida escolar dos seus filhos e se tornaram mais parceiros da escola.
Projeto’ Recreio Dirigido”
Ensino e Aprendizagem

Proporcionar aos alunos um momento de diversão, alegria e interação entre as classes, mantendo a disciplina e ordem de acordo com regras pré-estabelecidas pelos professores.Estimulando a coletividade, autonomia e habilidades de cada aluno, utilizando os materiais disponíveis .
 Com o esse projeto percebemos  que houve mais interação por parte dos alunos ,como também o recreio ficou mais prazeroso, calmo, evitando assim brigas, conversas e possíveis acidentes.
(Observar se o resultado está mesmo MEDINDO o alcance do objetivo proposto pelo grupo)
Observação: Caso o projeto não tenha o resultado alcançado, informar o resultado parcial ou o esperado.

  PDE

1-Visão Estratégia da Escola
                                         

1) Valores

·         Excelência - Buscamos a qualidade do ensino envolvendo a comunidade.

·         Respeito – Acreditamos que a disciplina, a cooperação e a organização não se conquistam por medo,mas por respeito, que deve começar pelo respeito a si mesmo, a tudo e a todos.

·         Compromisso - Acreditamos no valor da palavra, pois acima de tudo compromisso é o que leva as pessoas de uma  organização a trabalharem juntas, pelos mesmos ideais.


2) Visão de Futuro

·         Seremos uma escola reconhecida em nossa cidade pela qualidade de ensino ministrado, pela excelência, respeito e compromisso de todos os segmentos no trabalho em equipe, intensificando as atividades que proporcionem o desenvolvimento das habilidades cognitivas e das relações interpessoais.  


3)  Missão

·         Almejamos oferecer à nossa clientela um ensino em patamares de excelência num ambiente harmonioso, organizado, cooperativo e inovador, estimulando a participação dos nossos alunos para atuar de maneira, criativa, transformadora e consciente em todos os espaços sociais que estejam inseridos. Para isso, é necessário que toda a comunidade escolar, inclusive os alunos, tenha o compromisso de desempenhar sua função, que lhe é outorgada, da melhor maneira possível.


4)  Objetivos Estratégicos

                   - Elevar o desempenho acadêmico dos alunos
  -Fortalecer a Gestão Escolar


 SÍNTESE DA AUTO-AVALIAÇÃO

Com base nos dados e informações contidos nas Fichas-resumo dos Instrumentos 1, 2 e 3, identificar os principais problemas que a escola pretende atacar, relacionando-os aos Critérios de Eficácia Escolar.

Quadro 1

Problemas
Critério de eficácia escolar
  • Alto índice de reprovação no 2º ano 15%.
 Ensino Aprendizagem
  • Alto índice de reprovação na EJA 
 Ensino Aprendizagem
  • Alto índice de abandono  na EJA I.
 Ensino Aprendizagem
  • Alto índice de alunos nos níveis abaixo do básico e básico em língua portuguesa e matemática nos 2º e 3º anos.
Ensino Aprendizagem
  • Professores, em sua grande maioria, não dominam os recursos tecnológicos existentes na escola.
 Gestão de pessoas

  • Alguns Professores que participam das formações e não fazem transposição para a sala de aula
Gestão de pessoas

2) Para cada problema identificado, listar as causa prováveis e as principais ações que a escola pretende executar com base na análise efetuada
 PROBLEMAS

CAUSAS PROVÁVEIS

PRINCIPAIS AÇÕES
           

·Alto índice de reprovação escolar no 2º ano 15%.


 -  Alunos que saem do 1º ano sem serem alfabetizados

 - Professores que não possuem habilidades necessárias para alfabetizar.
  
- Alunos que migram da zona rural, que não estão alfabetizados.

- Alunos que não desenvolvem as habilidades necessárias na leitura e escrita no 1º ano.

- O ritmo da atividade nem sempre é ajustado para atender aos alunos que aprendem com maior ou menor facilidade;
.
-Fazer um acompanhamento dos alunos de forma individualizada, buscando estratégias de ensino que possa sanar as dificuldades;

-Concentrar esforços nas disciplinas criticas através das ações de projetos,

-Realizar acompanhamento sistemático, garantindo a otimização do  tempo escolar apenas com atividades de aprendizagem significativas que possam sanar as dificuldades dos alunos.


- Trabalhar atividades desafiadoras e diferenciadas pra atender os alunos com ritmos de aprendizagens diferentes.
-Auto  índice de reprovação na EJA I
    -Professores não preparados para alfabetizar




-Os alunos com dificuldades de aprendizagem quase sempre não recebem auxílio, estímulo e apoio para atingir o nível de aprendizagem esperado;

-Dificuldade na leitura e escrita

-Falta de hábito na leitura



- Fazer formações com os professores a   fim de sanar as dificuldades dos mesmos;

-Intensificar as formações continuada na escola e mostrar na prática como alfabetizar.
  
- Realizar atividades diferenciadas a fim de atender aos alunos que possuem diferentes níveis de aprendizagem.


- Acompanhar a sistematização das atividades que foram planejadas para garantir a eficácia.

- Realizar a roda de leitura uma vez por semana para que os alunos desenvolvam as competências leitoras.

-Alto índice de abandono  na EJA I.

- --Falta de perspectiva de vida


---Aulas desmotivadas por falta de preparo do professor ;


 -Realizar Palestras com os alunos sobre a   importância dos estudos na vida de cada um

- Capacitar o professor para realização de um bom  planejamento  de forma mais criativa e  atraentes capazes de despertar o interesse dos alunos.
-Alguns Professores que participam das formações não fazem transposição para a sala de aula


-Falta de segurança em ministrar o conteúdo

- Pouco esforço e interesse por parte de alguns professores.


 - Realizar, após as formações, grupos de estudo com os professores com objetivo de sanar dúvidas que ainda ficaram durante as mesmas.
- Fazer o acompanhamento semanal na sala de aula a fim de verificar se o que foi estudado nas formações está sendo posto em prática.
 - Dar a devolutiva ao professor do acompanhamento feito em sala de aula.

-Professores em grande maioria não dominam os recursos tecnológicos existentes na escola.

-Falta de cursos de capacitação dos recursos tecnológicos;

- Grande parte dos professores não possui computadores

 - Pouco interesse por parte de alguns professores em manusear os aparelhos tecnológicos disponíveis.


- Incentivar os professores a adquirir seu computador pessoal.

- Conscientizar, todo corpo docente, da necessidade de autonomia no uso das novas tecnologias e o impacto positivo que estas causam na transmissão do conhecimento aos alunos. 

- Oferecer curso de informática e tecnologia para que os professores possam utilizar os recursos tecnológicos existentes na escola.  














PLANO DE SUPORTE ESTRATÉGICO 

OBJETIVO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIAS
METAS






01- Elevar o desempenho acadêmico dos alunos
1.1 Melhorar os indicadores de Desempenho da escola


 1.1.1- Elevar o índice de aprovação geral de 92,3% para 94%

 1.1.2 Manter o índice geral de abandono da escola em 0,0% e aumentar o índice geral de freqüência escolar de 91,2% para 93%.

 1.1.3 Elevar o percentual dos alunos que se encontram no padrão de qualidade de 80% para 85%.

 1.1.4 Manter o abandono em 0% e reduzir a reprovação da EJA de 13,3% para  10%

1.2 Melhorar os indicadores de desempenho da escola no SEAPE



 1.2.1 Zerar o percentual de alunos dos  3º anos que se encontram nos níveis abaixo do básico e básico em Língua Portuguesa.

1.2.2 Zerar o percentual de alunos dos 3º anos que se encontram nos níveis abaixo do básico e básico em Matemática.

1.2.3  Reduzir o percentual de alunos do 5º anos, em língua portuguesa, que se encontram no nível abaixo do básico de 4,4% para 2,2% e no nível básico de 32,2% para 16,1%

 Reduzir o percentual de alunos dos 5ºanos, em Matemática, que se encontram no nível abaixo 13% para 6,5% e no nível básico de 40% para 20%.
2.2. Organizar a rotina da escola

 2.3.2 Garantir que 100% das ações previstas pela escola para a execução do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2012 sejam realizadas.

02– Fortalecer a Gestão Escolar


2.1. Fortalecer a integração de pais e comunidade escolar

2.1.1 Desenvolver atividades pedagógicas e culturais que garantam a participação da comunidade escolar e pais

2.2. Investir nas condições de melhorias e funcionamento da escola

2.1.2-Suprir a escola com materiais de limpeza higiene cantina, expediente e serviços de manutenção.


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