quinta-feira, 28 de março de 2013

Primeira Formação Continuada pela Escola - Ano 2013


Data: 27 de Março de 2013
Carga Horária: 4h
Local: Escola Imaculada Conceição
Horário: 18h às 22h
Participantes: Professores do 1º ao 5º Ano e EJA /Primeiro Segmento
Formadoras:
Gestora: Ângela Maria Melo,
Coordenadoras: Rita Feitosa Pinheiro
                          Raimunda Ferreira Campos
                          Raimunda da Silva Costa

Tema: PRODUÇÃO E REVISÃO TEXTUAL


 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

  • Discutir com os professores a importância da revisão de textos favorecendo uma reflexão sobre os problemas que comprometem o sentido de um texto;
  • Conhecer os procedimentos necessários ao trabalho de revisão de textos compreendendo este como parte indegrante da produção escrita e potencializando a prática da escrita de devolutiva.
CONTEÚDOS
  • Revisão Textual: A revisão de textos como um conteúdo procedimental a ensinar na educação fundamental.
  •  Vídeo: " Revisão para Aprender a escrever"
1º MOMENTO:

Acolhendo com um slad ( 10min)
1- Slad " Minha Oração de Agradecimento"

2º MOMENTO:

1- Encaminhamentos: Informar para o grupo o:
  • Objetivo da formação.
  • Conteúdo a ser trabalhado, justificando a escolha do mesmo.
Levantamento dos conhecimentos prévios do grupo:
1- Em pequenos grupos pedir aos professores que registrem os procedimentos que utilizam para melhorar as produções de seus alunos;
2- Socialização dos procedimentos registrados pelo grupo.


3º MOMENTO:
Leitura e discussão do texto - "A revisão de textos como um conteúdo procedimental a ensinar na educação fundamental.

Perguntar:
  • Quais as novas informações que o texto trouxe para você?
  • Em que essas informações podem contribuir para lhe ajudar na hora de analisar as produções de seus alunos?
  • Quais os problemas que mais comprometem uma reescritura de textos?

1- Em dupla realizar a analise da escrita do Conto de Fadas " Branca de Neve e os sete anões"
2- Socialização das duplas sobre os problemas encontrados na escrita do texto.

3-Quais os principais desafios que o professor coloca para os alunos na hora da revisão?

4- Leitura do texto: "O professor precisa fazer e saber"
5- Slad " Decálogo Pedagógico"

4º MOMENTO:
Exibição do Vídeo " Revisar para Aprender a escrever".


 Avaliação do Encontro









O quadro de docentes da escola é composto de 23 professoras

Nenhum comentário:

Postar um comentário